Carta de Octavius para Candidus – Placas de Vindolanda

Durante o passeio pelo Museu Britânico reparei na parte que tinha cartas e manuscritos antigos. São as Placas de Vindolanda, mais de 700 placas com cartas que mostram o estilo de vida da época, com destaque a esta que posto e uma outra que não fotografei que era convite de aniversário.

Esta que posto é a maior encontrada, de meados dos anos 100 ou 200.

Octavius enviou a carta para Candidus, seu irmão, pedindo dinheiro. O destaque da carta são os termos técnicos e financeiros, onde ele menciona um pouco do seu trabalho, que consistia em venda de artigos de peles, couro e na carta ele pede ajuda financeira ao irmão pois por conta de uma dívida, ele perderia um depósito que fez para aquisição de milho.

No museu a explicação era mais focada no sistema financeiro, mostrando como era “moderno” pra época.

Não dá pra saber como o caso terminou, mas pense: Enquanto você está ai fazendo carnês e dívidas, o mundo está lá fora para ser visto e conhecido!

Já se passaram 1800 anos e as pessoas continuam tendo os mesmos problemas com dinheiro, fazendo empréstimos e correndo risco de perder bens.

Pegue sua fatura do cartão de crédito deste mês. Se ela acabasse em um museu daqui 1800 anos, você teria orgulho do que está nela?

Carta Octavius

Carta Octavius2

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: